Acolhimento dos professores

No dia 01 de fevereiro, os professores da Rede Municipal de Ensino foram recebidos no Auditório “Paulo Berger” para a recepção de boas vindas, que marcou o início da nova gestão.

Dia 01 de Fevereiro de 2017, estacionamento do Paço Municipal lotado, muito movimento de pessoas no saguão. Aproximadamente 8 horas da manhã e aquele alvoroço de pessoas conversando alegremente, se cumprimentando, trocando abraços, enfim, um momento diferente no interior da prefeitura,

Fomos conferir de perto e se tratava do evento de acolhimento dos professores para o ano letivo de 2017. Todos ali muito felizes com a expectativa de uma nova administração e de como será a Educação em nosso município.

Os professores foram devidamente conduzidos ao Auditório “Paulo Berger” pelas recepcionistas – todas uniformizadas, onde foram recebidas pela cerimonialista Maria José Dias (Mazé).

Em seguida foi apresentado pela professora Doris – Escola de Música “Enoque da Silva”, uma performance com suas alunas do corpo de baile da escola, da música tema do filme “Rei Leão”, onde através dos movimentos, os expectadores se lembravam das principais cenas.

Após a belíssima dança, a cerimonialista Mazé passou a palavra à Diretora do Departamento Municipal de Educação, professora Andréia Juliana Pires.

A Diretora, que assumiu o Departamento no dia 02 de janeiro, deu as boas-vindas aos professores e fez sua devida apresentação, apresentou a equipe do Departamento e salientou a importância do corpo docente na gestão. Também esclareceu que estará à disposição, bem como toda a equipe de apoio que atua no Departamento, a prestarem todo auxilio necessário.

Realmente foi uma ocasião única, de muita novidade. Um acolhimento incomum e muito inesperado, pois foi diferente de todos os outros anos anteriores.

Após o momento com a Diretora Andréia Juliana, esta fez um convite a todos que estavam prestigiando o evento, pois, além dos professores, havia também vereadores, o representante do Conseg e alguns diretores de departamentos da Prefeitura. Pediu para que se dirigissem ao fundo do auditório, onde as recepcionistas já os aguardava. Para surpresa geral, ali havia sido montado diversas tendas com mesas e cadeiras, tudo muito bem arrumado para acondiciona-los.

Seguindo o evento, merendeiras da rede municipal, também devidamente uniformizadas, começaram a servir um requintado café da manhã, regado a sucos naturais, sanduiches de metro, salgados finos e bolos, além de frutas à vontade.

Tudo muito bem organizado e bem preparado, à altura dos profissionais que trabalham na evolução e educação das crianças e adolescentes do nosso município.

Depois do café, todos se acomodaram no auditório novamente e foi a vez do Prefeito Antonio Piassentini Bimbão falar, ocasião em que agradeceu a presença e reafirmou as palavras da Diretora Andréia Juliana com relação à importância dos professores na educação, bem como a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, senhora Lena Pires que também fez suas considerações.

A equipe da Diretora Andréia Juliana, responsável pela organização desse dia especial ainda tinha mais emoções reservadas.

O contador de histórias Rodrigo Libânio foi apresentado para uma palestra sobre a importância da educação no dia a dia. Ah! Surpresa muito agradável, pois não se tratava daquelas palestras para insônia, muito pelo contrário, dinâmica era o que não faltava.

Rodrigo tem tudo de palestrante e comediante “stand-up”, começou com a intenção de contar história, mas ao longo do tempo, houve uma interação espontânea pelos presentes e a cada minuto a história ia ficando mais interessante. Fez um resumo de como se tornou contador de histórias, falou sobre sua mãe-uma professora, responsável por tudo que ele é hoje e a importância que a educação teve em sua vida.

Os exemplos usados eram situações cotidianas, que acontece com todo mundo dentro e fora da escola. Dessa forma, os participantes começaram a se interessar e a “palestra” ficou muito   proveitosa e prática.

Para encerrar com chave de ouro e admiração de todos, tinha mais : as luzes se apagaram, enquanto imagens dos professores e seus alunos eram projetados na parede do fundo do palco, mas, o que ninguém esperava era a introdução em tom crescente da música “além do arco-íris”, por instrumentos de corda, a saber, violão (professor Jorge-Escola de Música “Enoque da Silva”) e violino (professor Danilo-Escola de Música “Enoque da Silva”). De repente, do nada, a emoção invadiu o ambiente, quando uma voz envolvente entoava a canção. De onde estaria vindo aquela voz meiga e singela, talvez um  CD. Não, não era. Era simplesmente a esposa do professor Jorge, vocalista Alessandra, que encantava a todos com sua voz angelical e elevava os participantes a um outro parâmetro de existência.

Com certeza todos que estavam naquele dia, naqueles momentos, no auditório “Paulo Berger” saíram da forma diferente de como entraram.

Foi tudo da forma esperada pelos organizadores.

Parabéns aos professores, aos participantes, aos organizadores, às merendeiras, às recepcionistas, a Professora Dóris e suas alunas, enfim, a todos que colaboraram para o sucesso do evento. Vocês foram responsáveis por fazer com que esse dia fosse diferente e para o sucesso do ano letivo.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *