Departamento Municipal de Educação implanta Programa de Gestão Pedagógica Preventiva

O Departamento Municipal de Educação implantou, neste ano de 2016, o Programa de Gestão Pedagógica com Tecnologia e Metodologia aplicada à Educação.

DSC_0339Trata-se de uma plataforma que funciona on-line, cujo objetivo é integrar todas as informações dos alunos e das escolas, tornando-se ferramenta importante para o desenvolvimento da Educação Municipal, permitindo aos setores envolvidos na Educação o acesso aos dados dos alunos e das escolas municipais através da internet.

Além dos profissionais da educação, o sistema poderá ser acessado por pais de alunos e entidades como Conselho Tutelar, Ministério Público e Departamento de Saúde.

Todas as unidades escolares do município estão com seus dados informatizados, com o Sistema funcionando de forma abrangente.

O Programa de Gestão permite contabilizar, armazenar, informar e apresentar dados dos alunos e da escola em tempo real, o que garante a comparação de dados e até mesmo os problemas como evasão escolar e notas abaixo da média, ou seja, os chamados problemas extraescolares para que possam ser comunicados aos serviços como Conselho Tutelar, Departamento de Saúde ou Ministério Público.

A plataforma já está abastecida com dados de todos os alunos das Escolas Municipais de Alumínio e sua operação já está em funcionamento.

DSC_0321O Programa de Gestão funciona em três frentes: a primeira facilidade está diretamente ligada ao aluno e à educação preventiva visto que a sua tecnologia capta e reúne informações individuais dos alunos, permitindo ao professor compreender dificuldades pontuais em tempo real e planejar de forma diferenciada as ações para determinado aluno, de acordo com o tempo de aprendizagem que cada um apresenta na sua individualidade.

Num segundo momento, o Programa ainda possibilita que todo o processo burocrático da rede de ensino seja feito por ele, documentos, relatórios, gráficos, censo escolar, link com órgãos estaduais como GDAE, entre outros, são algumas das vantagens da tecnologia da ETI-Brasil ,o que garante melhor aproveitamento do tempo dos educadores,.

Por fim, a plataforma possui ainda o portal do professor, ligado em tempo real com APPs Android para tablets, por meio do qual os professores podem desenvolver atividades de classe, plano de aulas, chamadas on-line, lançamento de notas, avaliação diagnóstica do aluno, avaliação qualitativa, controle de pontos de participação na aula, explorando de forma inédita todas as facilidades e os recursos presentes na Tecnologia Móbile Educacional.

Com aplicativos gratuitos para os pais, que dispuserem de um aparelho celular Android, a escola promoverá uma relação de proximidade com a família e a sociedade. Da creche ao nono ano do Ensino Fundamental a família estará conectada em tempo real com a escola de seu filho, como por exemplo: os pais recebem em tempo real tanto via App ou SMS informações sobre: comportamento da criança na escola, boletins sobre o estado da criança, agendamento de consultas médicas quando feitas pela escola, os pais informam à escola que seus filhos requerem cuidados especiais, entre outras inúmeras informações que visam atender a um novo conceito na relação Família-Escola.

No município de Cerquilho, o projeto ETI foi apresentado para um grupo de auditores do MEC – Ministério da Educação, cujo reconhecimento se deu pelo Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011 – Melhor programa no país na categoria Gestão Educacional Família-Escola.

 

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *