Departamento Municipal de Meio Ambiente realiza Semana da Água

Com o objetivo principal de mostrar às pessoas um pouco do que é, e o que representa para nossa região esse importante manancial, o Departamento Municipal de Meio Ambiente, realizou no período de 22 a 25 de março, a Semana da Água, com todas as atividades enfatizando a Represa de Itupararanga.

A abertura aconteceu no dia 22 – Dia Mundial da Água, no auditório “Paulo Berger” – Paço Municipal, com a presença do Prefeito Antonio Piassentini Bimbão, vereadores, assessores e diretores de departamento da Prefeitura Municipal de Alumínio, bem como de alunos das escolas Senai e Etec de Mairinque. Durante a cerimônia, foi feito a entrega de materiais, realização de palestra e exibição de vídeos.

Na quinta-feira (23) foi distribuído material informativo sobre a Itupararanga para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Dia 24/03, o Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Sr. Marcus Vinicius Afonso Barbosa, proferiu uma Palestra salientando dados e curiosidades sobre a Represa Itupararanga, a importância da sua preservação e seu impacto no nosso ecossistema, também fez a exibição de vídeos sobre o uso racional da água e as belezas naturais da represa.

No sábado, dia 25 – data do encerramento, aconteceu o evento, denominado “Arrastão de Limpeza”, que tratou da questão de retirada de lixo nas margens da represa, com apoio de voluntários que gentilmente cederam barcos e colaboraram nessa ação, também foi  feita a conscientização de ribeirinhos e frequentadores do local. Nesse dia, houve o plantio de mudas nativas de mais de 20 espécies diferentes, dentre elas: paineiras, araçás, jatobás, ariticuns –  com a finalidade do reflorestamento do local.

Apesar da enorme quantidade de lixo recolhido, o Diretor Marcus declarou estar satisfeito com o atual resultado, pois na última limpeza realizada em 2010, a quantidade retirada foi muito maior, o que demonstra um aumento na conscientização dos frequentadores da represa, visto que sua preservação é uma das prioridades da administração atual e aproveitou para agradecer a todos que colaboraram de forma direta ou indireta para que a Semana da Água fosse um sucesso.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *