Escritor João Paulo Hergesel é vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2012

Depois de Escritor João Paulo Hergeselser selecionado no concurso de poesia do Instituto Piaget em Portugal, de receber o prêmio de melhor escritor infanto-juvenil pela Câmara dos Deputados e de representar a região sorocabana no Mapa Cultural Paulista Edição 2011/2012, entre outras premiações literárias, o escritor aluminense João Paulo Hergesel foi contemplado com o 1.º lugar no Prêmio SESC de Literatura 2012, na modalidade contos infantis, com a história “Como calar a boca de um dragão”.

O autor, de 20 anos e estudante da Universidade de Sorocaba (Uniso), mesmo sendo possuidor de vários prêmios literários, viu-se surpreendido ao ser indicado para um concurso tão importante para a literatura nacional. “Quando recebi o e-mail, informando que estava entre os finalistas, quase caí de costas”, conta. Durante a cerimônia que revelou a classificação oficial, ele comentou: “Quando escrevo, crio um mundo de fantasias; a sensação que tenho, neste momento, é a de dúvida: isto é real ou é minha imaginação?”

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Alumínio (que disponibilizou o transporte entre Alumínio e São Paulo) e do SESC-DF (que patrocinou as passagens aéreas e a hospedagem), João Paulo disputou com autores consagrados, como Sidiney Breguêdo, poeta-cartunista e membro da Academia Ceilandense de Letras, e Luís Cunha Pimentel, jornalista e autor de mais de doze livros infantis. O troféu foi entregue pela jornalista e teórica literária DadSquarisi.

O concurso, realizado pelo SESC-DF, é um dos mais importantes do Brasil e contou, neste ano, com mais de 1200 participações, incluindo as outras três modalidades: conto, poesia e crônica — nesta, João Paulo Hergesel também ficou entre os finalistas.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *