Manual e-SIC

Home Manual e-SIC

images   Manual de Utilização do Sistema de Atendimento e Informação ao Cidadão

1- Primeiro acesso, cadastro de usuário e senha.

Para fazer o primeiro acesso ao sistema e-SIC deve-se ter usuário e senha, para realizar o cadastro seguir as instruções abaixo:

Uma vez na página de acesso ao sistema eletrônico,  clicar no link,  geral20125162 Seu Primeiro acesso? clique aqui e faça seu cadastroapós será aberta a tela de cadastro do sistema (Conforme imagem abaixo).

tela de cadastro do sitema e-sic

O usuário deve preencher todos os campos solicitados e após clicar no botão, botão aceitar. Será criado o aceso ao sistema e você será automaticamente encaminhado para a tela de cadastro da demanda.(Verificar como cadastrar a demanda no item 5 deste manual)

2- Acesso ao sistema e-SIC

O acesso é feito pela tela abaixo, onde o usuário deve inserir o CPF ou CNPJ e senha cadastrados, conforme instruções contidas no item 1 deste manual, após clicar no botão botão entrar;

tela inicial de acesso ao sistema

No caso de não possuir o acesso, você pode estar clicando no botão botão criar acesso  e utilizando as mesmas instruções do item 1 deste manual.

3- Esqueceu a senha

Em caso de esquecimento da senha, deve acessar a tela inicial de acesso ao sistema, conforme item 2 deste manual, após clicar na opção, botão esqueceu a senha, será solicitado CPF ou CNPJ do usuário e endereço de e-mail cadastrado conforme a tela abaixo:

tela de esqueci a senha

Após o preenchimento será encaminhado ao e-mail informado uma senha para realizar o acesso ao sistema. Você pode estar alterando a senha quando quiser, após realizar o logon em todas as telas do sistema você encontra a opção alterar senha.

4- Cadastrando a demanda.

Para cadastrar uma demanda o usuário deve logar no sistema conforme instruções dos itens 1 e 2 deste manual, após, a primeira tela é para verificar demandas cadastradas (em caso de demandas já solicitadas):

tela de demandas

Nesta tela o usuário também pode estar alterando a senha ou sair do sistema, clicando na opção, botão alterar senha.

Para cadastrar a demanda deve ser clicado no botão, botão cadastrar demanda localizado na tela acima, após o usuário será direcionado para a tela de Cadastrar Demanda:

tela de cadastro de demandas

Uma vez na dela de cadastro de demanda o usuário deve clicar no botão, o que deseja, botão o que deseja  e selecionar uma das opções:

Solicitar Informação;

Solicitar Serviço;

Fazer reclamação;

Dar Sugestão;

Fazer elogio;

Denunciar.

Após a escolha da opção o que deseja, o usuário deve escolher uma das opções contidas no campo, Qual é o assunto;

botão qual é o assunto

ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, para assuntos pertinentes a mesma;

DESENVOLVIMENTO SOCIAL, para assuntos pertinentes a mesma;

ESPORTE E LASER, para assuntos pertinentes as mesmas;

FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO, para assuntos pertinentes as mesmas;

JURÍDICO, para assuntos pertinentes a mesma;

LICITAÇÕES, para assuntos pertinentes a mesma;

MEIO AMBIENTE, para assuntos pertinentes a mesma;

OBRAS E TRÂNSITO, para assuntos pertinentes as mesmas;

PEDIDOS DE RECURSOS, está opção será para escolha em casos de que a resposta ou informação solicitada não atenda ao solicitado pelo usuário, o prazo para resposta de recursos será de 10 dias.

PLANEJAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS, para assuntos pertinentes as mesmas;

SAÚDE, para assuntos pertinentes a mesma;

TRANSPORTES E ESTRADAS, para assuntos pertinentes as mesmas;

Após escolher o assunto, será informado o prazo para resposta ao lado do campo assunto, prazo para resposta.

No próximo campo, Explique Melhor o usuário deve inserir a sua solicitação, também no campo ao lado, Arquivos Anexados o usuário pode estar anexando um arquivo se assim achar conveniente:

botão explique melhor

O próximo campo, Local de Atendimento, deve ser preenchido para termos referência do endereço de atendimento, se for o caso, este campo não é obrigatório.

local de atendimento

Os próximos campos, Guia de Informação, Documentos exigidos para abertura de processos, Roteiros programados e Arquivos relacionados, são de uso da Prefeitura, o usuário não deve e não pode inserir informações nesses campos.

outras guias

Após o usuário inserir todos os dados conforme instruções acima, o mesmo deve navegar para a parte inferior da tela e clicar no botão, Enviar Solicitação.

botão enviar solicitação

Após enviar a solicitação o  sistema vai apresentar o número de protocolo e número de CAI (Código de Atendimento), através deste código, o usuário pode estar verificando o andamento de suas solicitações conforme instruções contidas no item 5 deste manual.

5- Verificar o andamento da demanda.

Para que o usuário possa estar verificando o andamento de sua demanda, o mesmo pode estar se utilizando de duas opções, sendo a primeira, utilizando o próprio sistema e-SIC, conforme instruções do item 2 deste manual, após o usuário logar no sistema será apresentado a tela de lista das demandas, onde será apresentado todas as demandas abertas pelo usuário, data de abertura, status, respostas, etc. ;

tela de demandas

A segunda opção para que o usuário possa estar verificando o andamento de sua solicitação é se utilizando do sistema de consultas de processos/solicitação, localizado na página inicial do sistema e-SIC na opção, botão de consulta de solicitações

 

tela 02

 

Para consultar as demandas, o usuário deve alterar a opção no campo demandatela03  para Solicitação\Ouvidoria, inserir o número de protocolo, ano e número do CAI (Código de Atendimento) e clicar no botão Pesquisarbotão pesquisar

Nesta opção o usuário pode estar verificando, tudo sobre a solicitação, como local atual em que a demanda está sendo processada, providências, respostas e avisos através das abas de informações:

abas de acesso

6- Prazos e pedidos de recursos.

O prazo de reposta das demandas são de 15 dias, conforme informado pelo sistema no momento do preenchimento da demanda e instruções contidas no item 4 deste manual, podendo ser estendido para mais 10 dias a pedido do setor, o que deve ser previamente informado ao cidadão.

Os pedidos de recursos devem ser feitos conforme instruções contidas no item 4 deste manual, atentando para o prazo para resposta de 10 dias.

7- Legislação.

A Lei Federal n° 12527/2011, que trata do Acesso a informação, regulamentada pelo Decreto n° 10285, de 25 de fevereiro de 2014, são instrumentos que asseguram ao cidadão o direito de acompanhar os gastos públicos, o desenvolvimento dos projetos, o cumprimento dos objetivos e metas dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do poder Executivo Municipal.

8- Endereço, horário e responsável pelo atendimento.

Endereço de atendimento: Eng. Antonio de Castro Figueiroa, 100, Vila Santa Luzia, Alumínio, SP.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 16:00 horas.

Responsável: Henrique Antonio Cardoso

Cargo: Diretor da Divisão de Informática

Obs. Em caso de outras dúvidas, favor escolher uma das opções de atendimento ao cidadão localizados na página da Central do Cidadão ou utilizar o sistema e-SIC conforme instruções contidas neste manual.
 aluminio1