Projeto horta e jardim – Escola Figueiroa

                    

         Histórico do Projeto Horta e Jardinagem na Escola

A intenção de fazermos uma horta e um jardim na escola já é antiga. Essa ideia surgiu devido a disponibilidade de espaço físico na escola. Porém, só conseguimos iniciar o projeto em 2015 a partir de um projeto voltado para o meio ambiente.

Inicialmente os objetivos eram desenvolver a observação, a análise e a reflexão incentivando o trabalho em grupo, contribuindo para a formação de atitudes necessárias à vida comunitária e conscientizar o aluno da importância de preservar as nascentes e outros recursos naturais enfatizando a necessidade de reciclar, reduzir e reutilizar.

O ponto de partida foi conhecer algumas nascentes do Município. Para isso visitamos nascentes e fizemos a análise da água no Alto do Itararé e Areia Branca, neste último, as nascentes se encontram no sítio de propriedade do senhor Mário Pereira Maciel.

No sítio do senhor Mário conhecemos várias ações importantes na preservação do ambiente, tais como: utilização de material reciclável, preservação das nascentes, da flora e da fauna, compostagem e a criação de uma horta utilizando materiais recicláveis e recursos do próprio ambiente.

Quando conhecemos a horta na propriedade do senhor Mário decidimos incluir a horta e o jardim no nosso projeto, pois todo o trabalho relacionado à criação e manutenção dessa horta e desse jardim vem de encontro aos objetivos iniciais do nosso projeto.

Para a execução dessa parte do projeto (horta e jardim) coletamos garrafas PET que são usadas para a confecção de vasos para as plantas do jardim e para mudas de plantas que são transplantadas na horta. As garrafas são usadas também para cercar o espaço da horta que está no chão. Construímos uma caixa de madeira para plantar verduras (alface). Nessa caixa foi colocada terra fértil trazida da propriedade do senhor Mário. Utilizamos, também, pallet de madeira e pneus para a construção de suportes para as plantas.

As plantas são doações dos professores, funcionários, direção e alunos. Para plantar e cuidar diariamente, tanto da horta como do jardim, fazemos um rodízio em que, a cada dia, um pequeno grupo de alunos, orientados pelos professores em sala de aula, descem na última aula e fazem o trabalho. Contamos ainda, durante todo o processo, com a ajuda valiosíssima do senhor Mário.

Os produtos da horta são utilizados na cozinha da escola no preparo da refeição dos alunos mediante autorização dos responsáveis.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *