SARAU CULTURAL Escola Manoel Netto Filho

SARAU CULTURAL

Escola Manoel Netto Filho

CENTENÁRIO DO SAMBA

 

1- 5º ANO :      – POUTPOURRI DO ADONIRAN BARBOSA;

 

2 – 2º ANO:    –  TREM DAS ONZE – ADONIRAN BARBOSA;

 

3 –  3º ANO     –   SAMBA DA MINHA TERRA  –  GILBERTO GIL;

 

4  – 4º ANO      –   DEIXA ISSO PRA LÁ   –   SEU JORGE

 

5 -5º ANO       –   AQUARELA DO BRASIL  –  ALEXANDRE PIRES.

 

CENTENÁRIO DO SAMBA

Sambar é chorar de alegria / É sorrir de nostalgia / Dentro da melodia (Noel Rosa).

Em 1916, era lançado com enorme sucesso o samba “Pelo Telefone”, de Ernesto dos Santos (conhecido como Donga) e Mauro de Almeida. E neste ano de 2016, comemora-se o centenário do Samba por conta desse disco histórico, aonde pela primeira vez vinha especificada a palavra Samba na Etiqueta do Disco.

O samba nasceu da influência de ritmos africanos, adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu inúmeras transformações de caráter social, econômico e musical. Toda uma ação se constituiu de forma mais que cultural como identidade de um povo, uma população, uma nação.

Grandes grupos de sambistas buscavam aceitação, valorização e edificação de uma cultura e várias figuras fizeram parte desta construção: Donga, Mauro Almeida, Ernesto Nazaré, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Dorival Caymmi, Benito de Paula entre outros.

 

Música “Coisinha do Pai” de Jorge Aragão, cantada pelos alunos dos Maternais, da Professora Silvia e da Professora Lilian, ensaiados pela Professora Silmara.

Música “O Pato”, de Zeca Pagodinho, cantada pelos alunos das 1ªs Fases, da Professora Renata e da Professora Maria Cláudia, ensaiados pela Professora Silmara.

Música “Sambalelê”, com os alunos das 2ªs Fases, da Professora Flávia e da Professora Karina, irão tocar e cantar a ensaiados pela Professora Silmara.

Músicas: “Mulher brasileira”, de Benito de Paula e a música “Samba da minha terra” e “Maracangalha”, de Dorival Caymmi, com os alunos dos 1ºs anos, da Professora Vanilda, da Professora Angela e da Professora Elisete.

PROJETO DE INGLÊS E MÚSICA – PROFESSORAS ÉRICA E SILMARA

Desde o começo do ano a Professora Érica de Inglês e a Professora Silmara de Música estiveram fazendo um Projeto de Música com os 1ºs anos, com um livrinho que contém várias músicas, com muitas palavras em Inglês, aumentando o repertório dessas palavras, pois a cada dia que passa essa Língua se faz mais presente no nosso dia a dia.

Esse Projeto foi muito contagiante e as músicas foram ensinadas a todos os alunos da Educação Infantil também.

Músicas:

– “Eu falo Inglês”

– “Era uma house”;

– “Deixei meu little shoes”

 

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *