Quais serão as ações deste censo?

Vamos mostrar o Brasil Rural

Quando você precisa tomar qualquer decisão importante, necessita conhecer antes a situação, as pessoas envolvidas, os recursos de que vai dispor. Do mesmo modo, decisões corretas de caráter político, econômico, social e ambiental exigem que se conheça, mais detalhadamente, a realidade do País.

Os resultados do Censo Agropecuário constitui a maior fonte de consulta para servir de base aos estudos, análises e projeções.

O Censo Agropecuário, constitui o maior levantamento estatístico destas atividades realizadas no País, mobilizando milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados.

Alguns dados relativos a esse Censo mostram a complexidade do empreendimento: cerca de 6 milhões de estabelecimentos agropecuários sera pesquisado em 5.500 municípios, divididos em aproximadamente 65 mil áreas de trabalho.

As questões que serão investigadas são produto de amplas consultas e debates com representantes da sociedade brasileira e órgãos técnico-governamentais, sendo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – o articulador deste processo.

O que os dados irão mostrar

As transformações decorrentes do acelerado processo de reestruturação e de ajuste da economia, a política de redistribuição de terras, a expansão das fronteiras agrícolas, a dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, o controle das safras e as infl uências sazonais, e a possibilidade de produzir indicadores ambientais, são algumas das variáveis que serão averiguadas na essência desta pesquisa agropecuária.

Fundamento legal

A realização do Censo Agropecuário obedece às determinações do Artigo 2º (Itens I e II) da Lei Nº5.878, de 11 de maio de 1973 e do Decreto nº74.084, de 20 de maio de 1974. Que trata do sigilo da informação, usada exclusivamente para fins estatísticos.

Período de referência

O Censo Agropecuário, tem como período de referência o ano de outubro/2016 a setembro/2017 como data de referência o dia 30/09/2017 e como período de coleta regular de 1º de Outubro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018.

Sua participação no Censo Agropecuário é fundamental, Atenda bem nosso recenseador.

Para maiores informações acesse: http://censos.ibge.gov.br/agro/2017

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *