O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente te convida a participar da pesquisa “Percepção de adolescentes e adultos sobre infância e adolescência no município de Alumínio”. Esta pesquisa tem por objetivo ajudar a construir e aprimorar políticas públicas de crianças e adolescentes para você, e está sendo realizada pelo NECA entre os dias 18/10/2021 e 30/11/2021. Participar é rápido e muito importante. Vamos juntos e juntas promover nosso município!
Se você tem entre 12 e 17 anos, responda o formulário para adolescentes:
https://forms.gle/KtdmhKP6zvi9r6cc8
Se você tem 18 anos ou mais, responda o formulário para adultos:
“Política pública de garantia e defesa dos direitos humanos da infância e da adolescência”
Temas abordados
– O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Doutrina de Proteção Integral
– A política de atendimento da infância e da adolescência
– Direitos fundamentais da infância e adolescência: X direitos violados
– Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SDGCA)
– A Política Municipal X Plano Decenal de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
O encontro foi realizado no dia 30 de setembro, quinta-feira, das 9:00 às 12:00, na sede da AACA (Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente de Alumínio)
Objetivos do encontro
1. Apresentar o andamento dos trabalhos
2. Discutir estratégias para equacionar os problemas observados
3. Alinhamento conceitual – apresentação dialogada de temas relevantes sobre políticas públicas voltadas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Programação do encontro
Estágio de desenvolvimento dos trabalhos: apresentação do processo de coleta de dados primários, da pesquisa e a da proposta para a escuta dos atores do município.
“O papel do estado na formulação e desenvolvimento de políticas públicas”
– O ciclo das políticas públicas
– A construção da agenda: Como uma questão se torna um problema social?
– A formulação de uma política pública: técnica, atores e política
– O processo de implementação
– A importância do monitoramento e avaliação
Diagnóstico da Criança e do Adolescente e Elaboração do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Município de Alumínio, conforme proposta aprovada no Edital de Chamamento Público nº 03/2020 para celebração de parcerias com recursos do Fundo Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, encaminhada pelo CMDHCA ao Edital do Instituto Votorantim – VIA 2020.
O NECA – Associação de Formadores e Pesquisadores da Área da Criança e do Adolescente, tem a missão de gerar e difundir conhecimentos e metodologias para o aprimoramento, inovação e articulação de politicas de intervenção na defesa de direitos da criança, do adolescente , do jovem e suas famílias.
O primeiro passo para formular a Polítíca Municipal e o Plano Decenal é a realização do levantamento da situação da criança e do adolescente no munidpio (diagnóstico) que permita conhecer de forma aprofundada o cenário que envolve as políticas públicas de atenção a esse público. Implica na realização da análise interpretativa que possibilita compreender a realidade social, econômica e cultural a qual estão submetidas.
Conforme orientação da Resolução do Conanda, os municípios devem constituir uma Comissão Intersetorial, composta de órgãos públicos, entidades, instâncias e fóruns, sob a coordenação do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a finalidade de acompanhar o processo de elaboração do diagnóstico e participar futuramente da discussão e elaboração da Política e do Plano Decenal Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A reunião contou com a presença dos diversos atores da rede de proteção do município instituídos
no decreto nº 2.214 de 29 de junho de 2021.
Ressaltamos que todos as normas e orientações da OMS para prevenção da COVID-19 foram respeitadas.