Uma vez na página de acesso ao sistema eletrônico, clicar no link, Seu Primeiro acesso? clique aqui e faça seu cadastro, após será aberta a tela de cadastro do sistema (Conforme imagem abaixo).
O usuário deve preencher todos os campos solicitados e após clicar no botão, . Será criado o aceso ao sistema e você será automaticamente encaminhado para a tela de cadastro da demanda.(Verificar como cadastrar a demanda no item 5 deste manual)
Em caso de esquecimento da senha, deve acessar a tela inicial de acesso ao sistema, conforme item 2 deste manual, após clicar na opção, , será solicitado CPF ou CNPJ do usuário e endereço de e-mail cadastrado conforme a tela abaixo:
Após o preenchimento será encaminhado ao e-mail informado uma senha para realizar o acesso ao sistema. Você pode estar alterando a senha quando quiser, após realizar o logon em todas as telas do sistema você encontra a opção alterar senha.
Para cadastrar uma demanda o usuário deve logar no sistema conforme instruções dos itens 1 e 2 deste manual, após, a primeira tela é para verificar demandas cadastradas (em caso de demandas já solicitadas):
Nesta tela o usuário também pode estar alterando a senha ou sair do sistema, clicando na opção, .
Para cadastrar a demanda deve ser clicado no botão, localizado na tela acima, após o usuário será direcionado para a tela de Cadastrar Demanda:
Uma vez na dela de cadastro de demanda o usuário deve clicar no botão, o que deseja, e selecionar uma das opções:
Solicitar Informação;
Solicitar Serviço;
Fazer reclamação;
Dar Sugestão;
Fazer elogio;
Denunciar.
Após a escolha da opção o que deseja, o usuário deve escolher uma das opções contidas no campo, Qual é o assunto;
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, para assuntos pertinentes a mesma;
DESENVOLVIMENTO SOCIAL, para assuntos pertinentes a mesma;
ESPORTE E LASER, para assuntos pertinentes as mesmas;
FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO, para assuntos pertinentes as mesmas;
JURÍDICO, para assuntos pertinentes a mesma;
LICITAÇÕES, para assuntos pertinentes a mesma;
MEIO AMBIENTE, para assuntos pertinentes a mesma;
OBRAS E TRÂNSITO, para assuntos pertinentes as mesmas;
PEDIDOS DE RECURSOS, está opção será para escolha em casos de que a resposta ou informação solicitada não atenda ao solicitado pelo usuário, o prazo para resposta de recursos será de 10 dias.
PLANEJAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS, para assuntos pertinentes as mesmas;
SAÚDE, para assuntos pertinentes a mesma;
TRANSPORTES E ESTRADAS, para assuntos pertinentes as mesmas;
Após escolher o assunto, será informado o prazo para resposta ao lado do campo assunto, .
No próximo campo, Explique Melhor o usuário deve inserir a sua solicitação, também no campo ao lado, Arquivos Anexados o usuário pode estar anexando um arquivo se assim achar conveniente:
O próximo campo, Local de Atendimento, deve ser preenchido para termos referência do endereço de atendimento, se for o caso, este campo não é obrigatório.
Os próximos campos, Guia de Informação, Documentos exigidos para abertura de processos, Roteiros programados e Arquivos relacionados, são de uso da Prefeitura, o usuário não deve e não pode inserir informações nesses campos.
Após o usuário inserir todos os dados conforme instruções acima, o mesmo deve navegar para a parte inferior da tela e clicar no botão, Enviar Solicitação.
Após enviar a solicitação o sistema vai apresentar o número de protocolo e número de CAI (Código de Atendimento), através deste código, o usuário pode estar verificando o andamento de suas solicitações conforme instruções contidas no item 5 deste manual.
A segunda opção para que o usuário possa estar verificando o andamento de sua solicitação é se utilizando do sistema de consultas de processos/solicitação, localizado na página inicial do sistema e-SIC na opção,
Para consultar as demandas, o usuário deve alterar a opção no campo demanda para Solicitação\Ouvidoria, inserir o número de protocolo, ano e número do CAI (Código de Atendimento) e clicar no botão Pesquisar,
Nesta opção o usuário pode estar verificando, tudo sobre a solicitação, como local atual em que a demanda está sendo processada, providências, respostas e avisos através das abas de informações:
O prazo de reposta das demandas são de 15 dias, conforme informado pelo sistema no momento do preenchimento da demanda e instruções contidas no item 4 deste manual, podendo ser estendido para mais 10 dias a pedido do setor, o que deve ser previamente informado ao cidadão.
Os pedidos de recursos devem ser feitos conforme instruções contidas no item 4 deste manual, atentando para o prazo para resposta de 10 dias.
A Lei Federal n° 12527/2011, que trata do Acesso a informação, regulamentada pelo Decreto n° 10285, de 25 de fevereiro de 2014, são instrumentos que asseguram ao cidadão o direito de acompanhar os gastos públicos, o desenvolvimento dos projetos, o cumprimento dos objetivos e metas dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do poder Executivo Municipal.
Endereço de atendimento: Eng. Antonio de Castro Figueiroa, 100, Vila Santa Luzia, Alumínio, SP.
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 16:00 horas.
Responsável: Henrique Antonio Cardoso
Cargo: Diretor da Divisão de Informática